ISO/TS 16949

 

A certificação conforme normas técnicas aplica-se às organizações que produzem automóveis e peças automotivas. Desenvolvida em afinidade com as normas de Sistema de Gestão de Qualidade ISO, a ISO/TS 16949 alinha as diversas exigências de sistemas de qualidade automotores que existem globalmente. Isto permite a você levar a certificação um passo adiante.

 

A ISO/TS 16949 não é uma norma, mas uma Especificação Técnica. Somente deve-se aplicá-la aos locais de trabalho onde ocorre a montagem de automóveis ou a fabricação de pecas ou componentes. Um local de trabalho é definido como um local onde ocorram processos de manufatura que gerem valor agregado. A manufatura é definida como o processo de fabricação de materiais de produção, peças ou conjuntos, ou tratamento por calor, pintura, ou serviços de galvanização.

 

ISO/TS 16949 versus padrões nacionais. No momento, a ISO/TS 16949 é uma opção possível para fornecedores, além da QS-9000 e VDA 6.1. Pode substituir as normas nacionais. A tendência geral parece ser um afastamento dos padrões nacionais na direção de um único padrão internacional, ISO/TS 16949, embora nem todos os esquemas nacionais tenham marcado um prazo formal para a transição.

As 3 Grandes nos Estados Unidos, a DaimlerChrysler, a General Motors e a Ford estão atualmente descartando a QS-9000, passando a exigir obrigatoriamente a ISO/TS 16949.

ISO 9001 - A certificação ISO 9001 de seu Sistema de Gestão de Qualidade é o pré-requisito básico para certificar seu sistema de gestão pela ISO/TS 16949:2002. Recomenda-se que as empresas busquem a transição para, ou obtenham a certificação já na, norma atual para a gestão de qualidade, a ISO 9001:2000. Isto gera a oportunidade de alinhar todo o seu sistema de gestão. Além disso, exige um foco maior nas necessidades de seus clientes, o aperfeiçoamento contínuo e o imprescindível envolvimento da direção.